O QUE É O CONSUMO INTELIGENTE?

El consumo inteligente

 

Consumir é fazer uso de serviços e produtos para satisfazer as próprias necessidades ou desejos de de outro ser vivo. Consumir não é o mesmo que comprar de uma forma descontrolada, no entendimento de que esta ação nos tornará mais felizes. Quando isto acontece falamos de consumismo. Por outro lado, o termo consumo inteligente refere-se à utilização de produtos e serviços de modo a satisfazer as necessidades básicas de um indivíduo e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

Cair no consumismo tem efeitos negativos na vida de uma pessoa, tanto em termos de saúde como de finanças pessoais, mas também tem um impacto global nos recursos naturais e no ambiente. É por isso que o consumo inteligente é tão importante, pois é uma forma de fazer escolhas consistentes sobre as nossas necessidades e de melhorar a qualidade de vida individual e global através do consumo.

O QUE É O CONSUMO INTELIGENTE? 

Consumo inteligente significa procurar informação prévia sobre o produto ou serviço a adquirir, examinar e comparar marcas, preços e garantias, a fim de tomar uma decisão que se adeque às nossas necessidades e à nossa economia. Mas escolher promoções, preço e qualidade não é suficiente. Devemos primeiro fazer-nos uma pergunta: consumir é um impulso, uma necessidade a satisfacer, ou que traz qualidade à minha vida? 

Ao longo dos últimos anos foram acrescentadas qualificações para definir o que é o consumo inteligente e que influência este tem. Há cinco atributos que afetam a saúde financeira, quer no momento do consumo quer no futuro, e que se recomenda que sejam considerados:

Responsável

Ao consumir é importante que as necessidades individuais reais sejam satisfeitas e também que o consumo não prejudique a conservação ambiental e a igualdade social. 

Ético 

Para ter em conta as implicações sociais do nosso consumo e para valorizar as opções mais solidárias, justas e ecológicas.

Saudável

Consumir produtos benéficos para cuidar, encorajar e manter bons hábitos de vida que melhorem e contribuam para a nossa saúde física e emocional. 

Sustentável 

Consumo que ajude ou, pelo menos, não prejudique o desenvolvimento sustentável. Satisfazer as nossas necessidades hoje sem prejudicar as gerações de amanhã. 

Solidariedade

Se possível, encorajar o consumo de produtos do comércio justo, uma vez que têm um impacto favorável na produção nos países subdesenvolvidos.

DICAS PARA O CONSUMO INTELIGENTE 

Recomendações para o consumo inteligente que vão beneficiar a saúde financeira pessoal, a qualidade das nossas vidas e a das gerações futuras:

  • Planeie antes de comprar: o que falta e o que preciso?
  • Após o planeamento faça uma lista de compras e siga-a à letra. 
  • Aplique a filosofia de “menos é mais” ou “a qualidade é melhor que a quantidade”. 
  • Só compre com um cartão de crédito quando tiver a certeza de poder pagar esse valor mais tarde. 
  • Faça uso responsável da energia e dos serviços de utilidade pública em casa. 
  • Saiba qual o nível de vida que pode pagar e mantenha-se fiel a ele.
  • Antes de comprar algo pense se precisa disso e/ou se lhe fornece algo.
  • Diferencie entre desejos e necessidades quando se consome um serviço ou um item. 
  • É aconselhável que dê prioridade a produtos de qualidade e de longa duração, a fim de evitar a sua substituição após um curto período de tempo.
  • Tenha o cuidado de conservar o que tem, e assim evitar descartar após o primeiro uso. 
  • Antes de gastar dinheiro num serviço/produto único, tal como um eletrodoméstico, compare a relação qualidade/preço entre vários produtos.
  • Evite comprar em momentos em que se sinta emocionalmente perturbado, por exemplo, quando se sente nervoso, triste ou ansioso. 
  • Pense e pondere os benefícios e inconvenientes antes de consumir.
  • É aconselhável que siga a regra dos “quatro Rs”: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. 
  • Preste atenção às datas de validade dos alimentos para evitar deitá-los fora.