O QUE É O RITMO CIRCADIANO?

ritmo circadiano

 

O ritmo circadiano é a oscilação das diferentes variações biológicas em intervalos regulares de tempo. Em outras palavras, é a regulação dos estados de sono e vigília. Todo ser vivo o possui e, portanto, varia de um para outro.

Essa regulação é realizada de forma cronobiológica e homeostática. A primeira se encarrega de manter um equilíbrio, por exemplo, se dormirmos demais em um dia, ela se encarregará de nos deixar menos sonolentos à noite. A segunda faz com que esse ciclo se sincronize com o geofísico do planeta (de 24 horas). Assim, conseguimos dormir à noite e ficar acordados e ativos durante o dia.

A parte do hipotálamo, localizada no cérebro, é responsável por regular esses ciclos. É importante mencionar que os ciclos das pessoas são um pouco superiores a 24 horas, então devemos nos adaptar ao dia da Terra a cada dia.

Essa adaptação é feita pela luz que as células responsáveis por essa função percebem, através da retina. Outra forma de nos sincronizarmos com o planeta é através dos horários que estabelecemos socialmente.

Quando tudo isso funciona corretamente, conseguimos dormir e acordar nos horários adequados, podemos descansar e levar uma vida normal. No entanto, sob certas circunstâncias e em determinadas pessoas, esses ritmos são alterados. É quando os distúrbios dos ritmos circadianos aparecem.

Principais causas do ritmo circadiano

O relógio interno biológico é alterado:

Desregula os ciclos, tornando-os muito maiores ou menores do que deveriam ser (24 horas).

Erro nos fatores que sincronizam nosso relógio: 

Como ter contato com luz muito intensa que nos desperta antes do previsto ou não nos deixa dormir. Ou que nossos horários não coincidam com esses ciclos. Se não pudermos sincronizá-los, não poderemos seguir o compasso do relógio geofísico.

Quando forçamos a falta de sincronização:

Acontece quando trabalhamos à noite ou quando viajamos para um país com muitas horas de diferença.

Detectar os sintomas quando nosso ritmo circadiano está alterado é muito fácil. Sentiremos insônia à noite e sonolência durante o dia. Isso nos impedirá de realizar nossas tarefas diárias normalmente, causará mau humor e até problemas de saúde. Por isso, é muito importante fazer uma boa prevenção.

As melhores técnicas para prevenir

Manter uma higiene do sono correta

O ideal é ir dormir sempre à mesma hora, para que o corpo crie uma rotina e seja mais fácil adormecer. Evitar a luz azul dos aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois nos mantém acordados. Tentar dormir pelo menos 8 horas por dia, dormir demais ou muito pouco é prejudicial para o ritmo circadiano. Se tivermos dificuldade para dormir, podemos fazer uma espécie de ritual todas as noites, como meditar, ler um pouco, tomar uma bebida quente ou procurar algo que nos ajude a relaxar para conciliar o sono.

Regular os ritmos de sono e vigília

Conseguimos isso fazendo coincidir o estado de sono e vigília com as horas de sol e noite da Terra, sempre que possível, porque às vezes devido ao nosso trabalho é impossível.

Se notarmos que nosso ritmo circadiano está alterado e que temos dificuldade em manter os ciclos de vigília e sono, é recomendável ir ao médico. Ele nos ajudará a encontrar a melhor solução para esses casos. É importante regular esses ritmos, porque se não o fizermos, dificultarão nossa vida e causarão outros problemas de saúde.